A carregar agora
×

“A história de Araguaína merece ser eternizada”, propõe Marcus Marcelo

“A história de Araguaína merece ser eternizada”, propõe Marcus Marcelo

Por Giovanna Hermice
Deputado defende que um museu seria uma forma de preservar e promover a cultura da cidade
 Wermeson Lopes/Ascom /  HD

Neste dia em que Araguaína completa 66 anos, o deputado estadual Marcus Marcelo (PL) destaca o requerimento apresentado no dia 5 de novembro na Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins), que solicita um estudo de viabilidade para a implantação de um Museu na cidade. A iniciativa irá preservar e promover a educação sobre a história do município.

“A história de Araguaína merece ser eternizada, exposta e documentada, afinal, são 66 anos! Além disso, os museus são patrimônios culturais que guardam conteúdos e materiais ricos em conhecimento, por isso acredito que será um passo importante para destacar o desenvolvimento da Capital Econômica do Estado e mais uma ferramenta para contribuir na educação da sociedade”, afirma o parlamentar.

O recente documento foi encaminhado para a Seduc (Secretaria Estadual da Educação), por tratar-se de um estudo, porém Marcus Marcelo trabalha nesta causa desde quando era vereador, foi autor da lei que facilita a implantação da Fundação Museu e Arquivo Histórico de Araguaína, e ainda em 2023, prestou apoio a Associação Amigos do Museu de Araguaína (AAMAR).

“Essa é uma luta nossa que já tem mais de 10 anos, em que tentamos sensibilizar as autoridades e a sociedade da importância da cidade, e o deputado Marcus Marcelo sempre acreditou nesse projeto nosso, desde quando era vereador, sempre esteve conosco nessa caminhada”, explicou o professor e presidente da AAMAR, Régis Carvalho.

Trajetória com a cidade
Falando em história, o pernambucano Marcus Marcelo mudou-se para Araguaína em 1998, de lá para cá, constituiu família, formou-se em Medicina Veterinária, dedicou-se a educação como professor, coordenador pedagógico e diretor, até ser eleito vereador por dois mandatos, de 2013 a 2020, nesse período foi autor de requerimentos e leis que contribuíram por uma cidade com mais qualidade de vida e inclusiva.

Leis e ações em Araguaína
Dentre as leis de sua autoria estão a de nº 2.958/2015, que oferece a castração de cães e gatos de forma gratuita pelo município, ele também é autor da propositura que tornou a Clínica Escola Mundo Autista uma realidade. Para oferecer mais acessibilidade, alterou a Lei de nº 2766/2011, garantindo a presença de pelo menos um funcionário público nas repartições públicas municipais para se comunicar em Libras.

Marcus Marcelo tratou diretamente com o ministro da educação para a vinda do curso de Medicina para Araguaína pela UFT (Universidade Federal do Tocantins) e também trouxe a lei 3.100/2019, que dispõe sobre a proibição das queimadas nas vias públicas e nos imóveis de Araguaína.

Em 2020, Marcus Marcelo foi eleito vice-prefeito de Araguaína, e em 2022, deputado estadual, autor da Lei nº 4.200, de autoria do deputado Marcus Marcelo, que reconhece oficialmente Araguaína como Capital Econômica do Tocantins.

O parlamentar também segue trabalhando para a revisão do PCCR (Plano de Cargo e Carreiras Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) dos Profissionais da Educação Básica Pública do Tocantins.

Ele também solicitou a criação de um novo campus da Unitins para atender Araguaína e Região, e conseguiu a aprovação do projeto de lei para ampliação dos serviços do HDT (Hospital de Doenças Tropicais).

“Fui muito bem acolhido pela a cidade e já são 26 anos vivendo aqui, gostei tanto, que trouxe os meus pais e irmãos, por isso não me canso de trabalhar pela cidade e comunidade, que me confiou a responsabilidade de representá-los. Parabéns Araguaína! ”, finalizou o parlamentar.

Share this content:

Publicar comentário

You May Have Missed

plugins premium WordPress