Unitins/Governo do Tocantis

chuva palmas tocantinsPrimeiros dias de carnaval devem ser de chuvas na maioria dos municípios; sol deve aparecer no domingo

O Carnaval bate à porta em pleno período chuvoso, no qual a média de chuvas previstas para todo o mês já foi superada nos primeiros dez dias de fevereiro, em vários municípios do Tocantins.

Como isso, para o período de festas a previsão é de chuva para os primeiros dias de carnaval. De acordo com informações do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o tempo segue instável em todas as regiões do Estado nesta sexta-feira, 9, com chuvas em todas as regiões, com temperaturas variando entre 22 e 31 graus. A umidade relativa do ar flutua entre 60 a 100% no decorrer do dia.

Também no sábado de carnaval, dia 10, o tempo não deve mudar. Segundo o professor da Unitins e meteorologista do Nemet/RH, José Luiz Cabral, muitas nuvens deixam o tempo nublado, provocado pela alta umidade atmosférica, trazendo chuva a praticamente todas as regiões do Tocantins.

Já a partir de domingo, 11, os foliões poderão contar com uma presença tímida do sol, ainda que as áreas de instabilidade continuem influenciando o tempo. “Em cidades com forte tradição carnavalesca, como Gurupi, Dianópolis e Arraias, o sol deve aparecer rapidamente e com ele o calor, mas temos previsão de pancadas de chuvas a qualquer hora do dia para este fim de semana. O mesmo deve ocorrer em Palmas e Porto Nacional”, explica o meteorologista.

José Luiz Cabral aponta que para a segunda-feira, dia 12, a previsão é de períodos de sol intercalados com céu nublado e pancadas de chuvas localizadas. No último dia da folia, terça-feira, dia 13, o sol aparece entre muitas nuvens e chove no final do dia.

Para saber mais sobre a previsão do tempo para os municípios tocantinenses, basta acessar o site simeto.unitins.br.

caiosom2

Glener Machado

pointmix

Documentários

História do Estado do Tocantins - Primeiros Passos

Personalidades

Assembleia Legislativa: História Viva, MARY SONIA

Pioneiros

Palmas primeiros Restaurantes

Indígenas

Criação de gado pelos Indios Karajás, na Ilha do Bananal

Tv Ruraltins

Valdinez Cabral fala sobre a Triladora de Arroz

Clipes

Goianir Barbosa Sábado Show