Secretaria da Saúde/Governo do Tocantins

  • Este ano, a campanha de carnaval do Ministério da Saúde traz como tema “Prevenir é Viver o Carnaval” #VamosCombinar

    Divulgação/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já disponibilizou, para os 139 municípios do Estado, preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante para distribuição durante o período de Carnaval.

Em estoque, são mais de 760 mil unidades de preservativos masculinos e 22 mil de preservativos femininos, além de mais de 300 mil unidades de gel lubrificante. “O objetivo é ampliar o acesso aos preservativos para a população e em especial ao público jovem”, explica a superintendente do setor de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde, Luciana Ferreira Marques.

Segundo dados da Gerência Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, o Tocantins apresenta alta incidência de infecção pelo HIV, índice detectado pelo aumento progressivo do número de casos novos de pessoas infectadas com o vírus que causa a doença. Em 2017, foram notificados 292 novos casos de Aids, e em 2016, 85 casos novos notificados em todo o Estado.

Público jovem

Este ano, a campanha de carnaval do Ministério da Saúde traz como tema Prevenir é Viver o Carnaval #VamosCombinar, com foco na sensibilização da população jovem.

Além da camisinha, a nova campanha aposta nas diversas formas de prevenção para evitar o HIV e promover a qualidade de vida de quem já vive com o vírus. Estão sendo distribuídos, gratuitamente, mais de 100 milhões de preservativos em todo o país.

A ação dá continuidade à campanha lançada durante o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro, e visa fortalecer as diversas formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis como o HIV/Aids com o público jovem, que, de acordo com pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde, é o que menos usa preservativos.

caiosom2

Glener Machado

pointmix

Documentários

Palmas 6 anos de sua implantação

Personalidades

História do Estado do Tocantins por Genésio Tocantins

Pioneiros

Encontro dos Skolados 2017 na Chácara dos Madalenas

Indígenas

Criação de gado pelos Indios Karajas

Tv Ruraltins

Valdinez Cabral fala sobre a Triladora de Arroz

Clipes

Palmas Capital da Fé 2018